Um grupo de teatro. Mais do que vísceras: víçeras... teatrais, performáticas, interventivas, multimídias, plásticas e dançantes, metamórficas.

DEZEMBRO DE 2012:
Um organismo vivo se nutrindo, defecando e reproduzindo a partir do teatro. 
Vísceras teatro-corporais com "ç", que é pra não precisarem se responsabilizar pela função vital das vísceras com "sc": nossa função não é suprir as necessidades básicas de nenhum corpo; nossa pulsão é surpreender as vontades drásticas dos corpos.
Temos desejo principal de "estar" mais que "ser". Pra isso, nos esforçamos muito pra errar sempre que possível. Esperamos ser bem-sucedidos nesta ambição e que isto faça toda a diferença na produção de algo essencial naquilo que não é dito entre nós todos, vísceras do universo concreto, víçeras do universo que importa.

JUNHO DE 2011:
O NEC nasceu do convite da atriz, professora e diretora Adriana Lodi. A este convite acederam atores integrantes do espetáculo “Enquanto”, fruto de processo criativo da Oficina Institucional Teatrando Montagem do ano de 2009, realizada no Espaço Cultural 508 Sul.
O grupo integra o quadro de atividades permanentes do Espaço Cultural 508 Sul e configura-se como um núcleo de pesquisa e experimentação teatral que valoriza a atitude autônoma e criadora de seus membros, os quais atuam em áreas artísticas diversas, de modo a enriquecer o trabalho desenvolvido. Seu processo criativo é pautado pelos estudos do teórico alemão Hans-Thies Lehmann acerca do Teatro Pós-Dramático e estruturado segundo o Processo Colaborativo.
A partir da pesquisa e experimentação de elementos como a água, a escuridão, velas e ambientes de degradação, deu-se a montagem do primeiro espetáculo do NEC, Um Ensaio Repetitivo e Monótono.
O NEC busca estabelecer-se enquanto referência de pesquisa e criação em teatro no Distrito Federal. Para tal, além do investimento nos processos criativos e atividades formativas, tem procurado uma gestão eficiente, por meio de estratégias que permitam manter sua produção autoral de forma sustentável no mercado das artes. O NEC é um dos grupos teatrais do Distrito Federal que participa do projeto Cena Produtiva, realizado na Faculdade de Artes Dulcina de Moraes e voltado, justamente, para a gestão de teatro de grupo.

Os atuais integrantes do grupo são: Jéssica Cardoso, Márcia Amaral, Marcia Regina, Roberto Cardoso e Tatiana Bevilacqua.


Leave a Reply